top of page
Clínica multidiciplinar com mais de 20 anos , iniciada em 1999, no Bairro Guabirotuba, por Dra. Andreza Campos e Dra. Jilmara Coldebella formadas pela Universidade Federal do Paraná, em uma única sala, onde as duas faziam o atendimento. Após alguns anos foi ampliada para duas salas e adquirido uma nova sala no bairro Hauer. A partir daí vieram outras profissionais agregar conhecimentos e atendimento em outras aréas da odontologia. Na atualidade temos duas unidades uma no Guabirotuba com 4 salas de atendimento e outra no Hauer com 3 salas de atendimento multidiciplinar, abrangendo diversas aréas da odontologia, proporcionando aos nossos pacientes um atendimento completo e variado dentro das especialidades.
11.jpeg

Endodontia

A endodontia é um ramo da odontologia que trata lesões e doenças da polpa e da raiz do dente.Popularmente, a endodontia é conhecida como “tratamento de canal”.

A endodontia é uma área importante não só para a saúde mas também para a estética, pois é responsável por tratar a estrutura interna do dente, mantendo assim a saúde e vitalidade deles.

Se o paciente não der a atenção e tiver os cuidados necessários, realizando os tratamentos endodônticos recomendados, além de não conseguir transmitir saúde ou beleza, corre o risco de sofrer com problemas mais sérios, como a extração do dente.

Dúvidas Frequentes sobre "Tratamento de Canal":

Dúvidas Tratamento de Canal
Como é realizado o tratamento da endodontia?

O tratamento de endodontia inicialmente visa o alívio da dor. Depois é realizado o esvaziamento das raízes que, dentro delas, contém o nervo do dente (quando inflamada causa muita dor).

Em seguida é feita uma modelagem para melhor vedamento desses canais que são preenchidos por uma espécie de borracha, que irá proteger a parte interna das infecções.

Resumindo: o tratamento de canal visa a eliminação da dor, desinfecção, limpeza e obturação do canal.

Quando preciso de um tratamento endodôntico?

Os sintomas que mostram a necessidade de procurar um especialista em endodontia são:

  • Dor de dente persistente que aumenta com estímulo de temperaturas de alimentos frios ou quentes;

  • Dor ou inchaço na parte superior da boca (maxila) ou mandíbula, bolhas de pus ou sangue ao redor do dente inflamado;

  • Trauma (quando acontece algum acidente e o mesmo bate no dente) ou dentes escurecidos podem ser sinais de infecção;

  • Dificuldade na mastigação;

  • Exposição da parte interna por fratura do dente.

Posso remover o dente ao invés de fazer o tratamento endodôntico?

O tratamento de canal é uma forma de preservar o dente e também de tirar o foco de infecção que existe na boca. Porém, dependendo da gravidade do caso, o dente deverá ser extraído.

Lembrando que nada é capaz de substituir seus dentes naturais, o melhor sempre é mantê-los. Reabilitação com próteses e  implantes é sempre a última opção.

O tratamento de endodontia é doloroso?
Não, dificilmente, durante o tratamento de endodontia, o paciente sentirá dor devido aos métodos utilizados. Confie em seu dentista.
Quanto tempo demora o tratamento de endodontia?
Dependendo da gravidade do dente, quanto maior a infecção, maior o período de tratamento. É necessário ter a certeza de que não há mais nenhuma bactéria e assim evitar uma nova infecção.

Agende uma avaliação

Vamos adorar receber você!
Dúvidas Lentes de Contato
bottom of page